Como banhar seu cachorro corretamente

 Como dar banho em cachorro corretamente

Desde comprar o shampoo adequado até como lavar o pelo do seu cão, aqui estão as principais dicas dos tosadores sobre como dar banho no seu cão.

Cachorro tomando banho de mangueira

Um pouco de água, um pouco de shampoo... quão difícil pode ser dar banho em um cachorro? Às vezes é mais difícil do que você pensa. Se o seu cão adora um banho ou o oposto quando você soletra "BANHO", dar banho regularmente ao seu cão é uma parte importante do cuidado com seu animal de estimação. Linda Easton, dona do salão Canine Concepts no CPG, ICMG em Salem, Oregon, compartilha suas principais dicas sobre como dar banho em um cachorro.


Com qual frequência você deve banhar seu cachorro?

A menos que seu cão passe a tarde mergulhado na poça de lama, você provavelmente não dará banho em seu cão mais de uma vez por mês. Depende da raça, alguns cães com pelagem mais longa exigem banhos mais frequentes e até mesmo uma visita a um tosador profissional. Se você não tem certeza de quanto tempo deve "fazer bolhas" no seu filhote, converse com um tosador ou seu veterinário. No entanto, tomar banho uma vez por mês é crucial.

“A maneira como a pele do cachorro funciona é que a cada 30 dias eles têm uma nova camada de células”, disse Easton. "Então as células velhas caem. É isso que a caspa e outras coisas fazem. Assim, a limpeza ou banho regulares podem reduzir a caspa."

Três pessoas banhando um cachorro em uma bacia


Principais produtos e ferramentas

Sua primeira decisão pode ser escolher onde você quer dar banho no seu cão. O tamanho do seu cão pode influenciar suas escolhas. Você pode dar banho nos filhotes na pia da cozinha, enquanto os cães maiores precisam de mais espaço. Alguns pais de animais de estimação preferem uma banheira específica para cães, seja uma unidade autônoma ou embutida em sua casa, ou uma unidade de banho para cães. 

Usar uma área de banho dedicada para cães pode evitar que os pelos e a sujeira entupam uma banheira em casa. Mas se você preferir dar banho no seu cachorro na banheira da família, tudo bem também. Basta escolher um lugar onde você possa colocar seu cão com segurança dentro e fora da área de tosa.

Portanto, antes de ligar a água, verifique se tem todos os produtos e ferramentas em mãos. “Você deve ter tudo que irá precisar por perto”, disse Easton. Você não quer perseguir um cachorro molhado pela casa enquanto procura condicionador. Sua lista de suprimentos obviamente inclui shampoo, condicionador e toalhas. Você também pode precisar de tapetes de banho antiderrapantes e colírios para o caso.


Escolha o Shampoo e Condicionados adequados

Para dar um bom banho ao seu cão, comece com os produtos certos. Certifique-se de usar um shampoo feito para cachorros."O pH dos cães são diferentes da pele das pessoas. Então, são realmente mais alcalinos. Se você estiver usando um shampoo projetado para pessoas, pode irritar a pele."

Se você está dando banho em seu filhote, um shampoo específico para filhotes pode ser uma boa ideia, diz Easton. O pH do shampoo para cães corresponde ao pH dos olhos do cão, o que significa que não irritará os olhos do cão se entrar na área.

Se você não tiver certeza de quais produtos escolher para seu cão em particular, pergunte ao tosador o que eles usam. Easton recomenda um shampoo suave. Se o seu cão está passando por um determinado problema, como coceira na pele, um xampu projetado para tratar a condição pode ser o ideal.

Depois de lavar o seu cão, o próximo passo importante é colocar o condicionador. Quando você tem um condicionador pronto em casa, você sempre quer fazer um acompanhamento porque, quando você lava, o shampoo você remove muitos óleos naturais da sua pele e cabelo. Basicamente, você está hidratando com condicionador.

Homem jogando banhando o cão com um balde


Técnica correta para lavar seu cão 

  1. A verdadeira diversão começa quando você escolhe o local certo e tem o produto certo à mão. Aqui estão os procedimentos de banho que nossos profissionais recomendam: Convença ou coloque seu cão na banheira ou na pia. Lanches são uma ótima maneira de iniciar o processo com uma nota positiva!
  2. Dilua o shampoo com água. Tente adicionar um pouco a uma tigela cheia de água ou despeje o xampu em um dispensador cheio de água. O shampoo diluído ajuda a ensaboar e espalhar melhor. A maioria dos xampus são espessos e concentrados, e a adição de água pode torná-los mais fáceis de usar, explicou Easton.
  3. Molhe seu cão com água morna. Basta medir a temperatura com a mão.
  4. Lave a cabeça do cão duas vezes. Pela primeira vez, o xampu se liga à sujeira e ajuda a removê-la, explicou Easton. Na segunda rodada, você está lavando a pele e removendo toda a sujeira e oleosidade restantes do cabelo. Easton recomenda o uso de uma esponja de bucha para ajudar a aplicar o xampu. Certifique-se de não negligenciar áreas como as patas, axilas e estômago. Mais importante ainda, torná-lo uma experiência agradável. "Você pode realmente massagear o cão inteiro com as mãos. Se você fizer isso, e estiver usando água morna e o cão estiver em uma área quente, deve ser uma experiência divertida para o cão", diz ela.
  5. Use condicionador. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.
  6. Enxágue até que não haja mais produto no pelo. "Você quer esfregá-los bem, mas também quer ter certeza de que todo o sabão foi usado. Essa é provavelmente a coisa mais importante", diz Easton. "Porque se você não tirar todo o sabão, o sabão pode ficar na pele e irritá-la. É pior do que não dar banho."


Como lavar o rosto de um cão

Lavar a cabeça do cão é uma das partes mais complicadas do processo de banho do cão. Você não quer colocar sabão ou água em áreas sensíveis, como orelhas, nariz e olhos do seu cão. Easton recomenda guardar esta seção no final do banho e recomenda usar uma toalha para limpar o rosto do seu animal de estimação.

Mergulhe o pano em água com sabão, lave a cabeça e o rosto do cão com cuidado, depois molhe o pano limpo em água limpa e enxágue com ele. "Você realmente quer ter certeza de que todo o sabão está fora dessas áreas", diz Easton.

Mesmo que o shampoo que você usa para o seu cão seja mais confortável para os olhos, o shampoo ainda pode machucá-los, então você deve evitar a área dos olhos o máximo possível. Se o shampoo entrar em contato com os olhos do seu cão, tenha um colírio pronto para usar. Se o seu cão tiver excrementos para os olhos, Easton recomenda molhá-los e removê-los suavemente com uma escova de dentes.


Como banhar um cão que não gosta de água

Enquanto algumas raças de cães adoram água (estamos olhando para o seu golden retriever), muitos cães estremecem ao som de abrir a torneira do banheiro. Para combater isso, tente dar ao seu cão muito reforço positivo no banho. Os elogios são bons, a hospitalidade é ainda melhor! Dê ao seu cão associações positivas para se lembrar da próxima vez que ele o vir pegando shampoo para cães.

Também é útil ter um amigo para segurar seu cachorro enquanto você o banha, diz Easton. E, se possível, comece a dar banho no seu cão para ajudá-lo a se adaptar à hora do banho.

Cachorrinho dentro de um balde com espuma


O que fazer depois de banhar o cachorro

Primeiro, seque seu cão com uma toalha o máximo possível. Em seguida, use um secador de cabelo específico para cães ou para pessoas em um ambiente moderado ou frio. Easton recomenda escovar os dentes do seu cão enquanto ele está seco. Você também pode secar seu cão ao ar livre, desde que ele não fique com calafrios ou calafrios demais.

Se você estiver secando seu cão ao ar livre, “escová-lo a cada 10 a 15 minutos enquanto seca ajudará a evitar tapetes, ou se eles tiverem tapetes, ajudará a mantê-los separados”, disse Easton.

Seu bônus na hora do banho: um cachorro com aparência e cheiro fresco. e conhecimento do que você está fazendo pela saúde e beleza do seu cão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem