Como socializar um cão mais velho

 Como socializar um cão mais velho

Idealmente, os filhotes são socializados em seu primeiro ano e expostos a tantas novas experiências quanto possível. Os cães são mais sensíveis e receptivos durante esse período, então quanto mais cedo você deixar seu cão socializar com outros filhotes e humanos, melhor.

Cachorro peludo marrom, seguro  por uma coleira

Infelizmente, nem todos os filhotes são socializados adequadamente durante esse período. Algumas pessoas dizem: "Você não pode ensinar novos truques a um cachorro velho", mas isso não é verdade! Independentemente do motivo pelo qual seu membro da família peludo não está se socializando como um filhote, isso não significa que ele não possa aprender a se dar bem com os outros e obter um melhor amigo peludo para sempre.


Leve seu cão para passear frequentemente

Um passeio diário é uma ótima oportunidade para expor seu cão a novas visões, sons, cheiros, humanos e outros animais. Isso lhe dá a oportunidade de praticar comportamentos apropriados com seu filhote, pois você pode encontrar mais situações sociais enquanto caminha.

Se o seu cão latir ou responder de forma perturbadora ou indesejada, evite repreender ou puxar a coleira, pois isso aumentará sua excitação e lhe dará uma experiência negativa. Em vez disso, apenas caminhe na outra direção e remova-os da situação para que possam se acalmar.


Lhe apresente pessoas

Convide um amigo ou dois e coloque-os em um espaço onde seu cão se sinta confortável, como sua sala de estar ou quintal. Certifique-se de que seus amigos não se aproximem ou pressionem seu cão. Você quer que seu cão dê o primeiro passo e se aproxime de seus convidados quando estiverem prontos. Se o seu cachorro não passear para investigar, seus convidados podem jogar coisas no seu cachorro de vez em quando para dizer que vieram em paz. Manter o ambiente muito positivo e relaxante mantém seu cão relaxado e o ajuda a conectar novos amigos com boas experiências.


Leve seu cão para passear em um parque 

Os parques para cães são o epítome da socialização, mas levar seu filhote ansioso ou cachorro mais velho ao parque nem sempre é uma boa ideia. Comece passeando com o cachorro ao redor de um parque e deixe-o observar outros cães à distância. Aos poucos, caminhe até a entrada, perto da cerca, e deixe seu cão cheirar e interagir com outros cães. Vá devagar e, quando eles responderem de maneira amigável, dê-lhes um presente para tornar a experiência positiva. Isso criará associações positivas. Se o seu cão é excessivamente reativo ou nervoso, saia da cerca e comece de novo quando ele se sentir calmo novamente. Não desanime se a primeira visita do seu cão não correr bem; a prática regular e controlada levará à perfeição.

cinco cachorros passeando em um parque, seguros pela coleira por um homem


Monitore o comportamento de seu pet

É importante lembrar que os cães podem sentir suas emoções e, se você parecer estressado ou nervoso com uma experiência, seu amigo peludo também o fará. Através da linguagem corporal e do tom, você deve permanecer calmo e confiante. Não brinque com o medo ou a resposta nervosa do seu cão. Se você consolá-los quando estiverem com medo, dirá a eles que há uma razão para estarem com medo. Seu cão vai se alimentar de suas reações e atitudes, então fique calmo, e aja como se não fosse grande coisa.


Procure Profissionais Veterinários ou Adestradores

Se o seu cão não responder bem à sua abordagem, entre em contato com um treinador profissional. 

As chaves para o sucesso ao lidar com cães mais velhos são a repetição e a consistência. Seja paciente e não desanime se eles não entenderem imediatamente, pois os cães mais velhos podem demorar mais para se adaptar a novas situações e circunstâncias. Para cada nova experiência, certifique-se de criar um ambiente calmo e amoroso com muito reforço positivo, e logo você terá um cão feliz, confiante e equilibrado.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem