Saiba se seu cão está em forma ou acima do peso!
É muito comum que seu cão pareça um pouco mais gordo que o normal. Battle of the Bulge não é apenas algo que as pessoas enfrentam - como animais de estimação. De fato, de acordo com uma pesquisa de 2018 da Pet Obesity Prevention Association, 55,8% dos cães nos EUA estão com sobrepeso ou obesos. Os quilos extras podem causar muitos problemas de saúde para o seu cão, incluindo diabetes canino, doenças cardíacas e artrite dolorosa.
Quer saber como saber se seu cão está em forma ou acima do peso e precisa perder alguns quilos? Continue lendo para verificar os sinais que você pode procurar para determinar se seu cão é obeso e como manter seu filhote saudável e feliz nos próximos anos.
Verifique o formato do corpo do seu cão
Uma das maneiras mais fáceis de determinar se seu cão é obeso é observar seu tamanho. Olhe para o seu cão de cima, e se você notar que o filhote parece redondo e oval, seu cão provavelmente está gordo. Por outro lado, se você notar que seu cão tem uma cintura bem definida nas costas e uma construção reta nas laterais, ele provavelmente está com um peso saudável.
- Sinta as costelas do seu cão: A sensação e a proeminência das costelas do seu cão são um importante indicador de problemas de peso, diz a Dra. Sara Ochoa, veterinária consultora do DogLab e médica licenciada do Whitehouse Veterinary Animal Hospital, no Texas. “Se as costelas do seu cão não são muito proeminentes e você pode senti-las facilmente sem pressionar com força, então o cão está em boa forma”, diz ela. Pode ser difícil para cães com excesso de peso sentir suas costelas porque há muita gordura na estrada.
- Veja seu cachorro de lado: Uma cintura flácida ou uma barriga saltitante é outro sinal revelador de um cão gordo. Ao ver o seu cão de lado, procure uma cintura ligeiramente elevada em vez de um simples enforcamento e oval. "O abdome do cão não deve estar no mesmo nível do peito, mas deve ser dobrado", disse o Dr. Ochoa.
- Verifique seu cão para almofadas de gordura: O excesso de gordura corporal em cães também é um importante indicador de excesso de peso. "Alguns animais têm bolsas de gordura entre as pernas que balançam quando andam", disse Ochoa. Ela também recomenda verificar a garupa do seu cão durante as carícias. "Cães com excesso de peso terão almofadas de gordura em cima de seus quadris."
- Verifique o comportamento do seu cão: Cães com sobrepeso e obesos são muitas vezes inativos e passam muito tempo devorando comida. Se você achar que seu cão se transformou em uma batata de sofá, tem dificuldade para andar, tem dificuldade para respirar enquanto caminha e geralmente não consegue se locomover, ele pode estar gordo. Além disso, se você alimentar seu cão livremente ao longo do dia, pode levar à obesidade.
- Pese seu cachorro: A melhor maneira de saber se seu cão está com sobrepeso ou obeso é pesá-lo em seu veterinário. Seu veterinário pode dizer se seu cão está acima do peso com base no tamanho e na raça do seu cão. Tenha em mente que cada raça terá um peso saudável diferente. Por exemplo, a maioria dos retrievers deve ter costelas visíveis.
- Eles também examinarão o corpo do seu cão e o compararão com uma Escala de Classificação de Condição Corporal, que classifica o tamanho do corpo do cão por forma. Normalmente, a pontuação varia de 1 a 9, sendo 1 abaixo do peso e 9 extremamente acima do peso. A condição corporal alvo geralmente está no meio, em torno de quatro a cinco anos de idade.
Considere as consequências de estar acima do peso
- Diabetes.
- Problemas de pele.
- Problemas cardíacos.
- Problemas articulares.
- Doença renal.
- Artrite Canina.
- Certos cânceres.
- Problemas de fígado.
- Questões de liquidez.
- Problemas respiratórios.
- Pressão alta.