Qual a origem do Chow Chow; Veja quando e onde essa raça surgiu

A origem do Chow Chow

 Assim como o Chow Chow, as raças de cães da Ásia, especificamente do leste, são algumas das raças mais antigas e são as representantes da linhagem básica da evolução do cão. Para investigar ainda mais as origens dessas raças, um estudo publicado na BMC Genomics comparou as sequências genômicas do Chow Chow, Grey Wolf e outros cães para fornecer informações fascinantes sobre o desenvolvimento da raça do leste asiático e as características únicas do Chow Chow.

Chow Chow branco deitado em uma cama para cachorros

O Chow Chow é uma raça de cães do leste asiático e uma das primeiras raças de cães a aparecer após a domesticação. Acredita-se que sejam modelos para as estátuas de leões de pedra que guardam os templos budistas.

Os Chow Chows têm uma constituição forte com patas traseiras retas e uma pelagem muito densa, especialmente na área do pescoço, dando a impressão de uma juba. A raça também tem características mais incomuns, como um par extra de dentes (44 em vez de 42) e uma língua azul/preta distinta. Diz-se que o temperamento da raça é muito protetor com seu dono e muito exigente com estranhos.

De todas as espécies que foram domesticadas com sucesso, o cão (Canis lupus familiaris) é o único grande carnívoro capaz de prosperar em ambientes artificiais. Nossa compreensão dessa história de domesticação está longe de ser completa, e a origem do cão doméstico do lobo cinzento (Canis lupus) é altamente debatida. Vários estudos chegaram a conclusões conflitantes, identificando o Sudeste Asiático, a Ásia Central e a Europa como as origens geográficas da domesticação de cães.

Sabemos que raças de cães nativas na China e raças antigas no leste da Ásia foram identificadas como as linhagens mais básicas associadas aos lobos cinzentos. Estes incluem raças como o Chow Chow, Akita e Shiba Inu.

As raças antigas do leste asiático têm mais variabilidade genética do que muitas raças europeias que passaram por intensa seleção artificial nos últimos 500 anos. Foi proposto que essa variabilidade genética relativamente alta sugere que o cão doméstico se originou no leste da Ásia, que ocorreu cerca de 33.000 anos atrás, seguido por uma disseminação global de cães para o sul da Ásia cerca de 15.000 anos atrás. Isso levou a um gradiente ancestral na população de cães domésticos longe dos lobos cinzentos.

Usando o Chow Chow como exemplo de uma antiga raça de cães do Leste Asiático, os autores de um artigo recente publicado na BMC Genomics realizaram um estudo sistemático para tentar descrever a origem do cão do Leste Asiático. Os pesquisadores sequenciaram os genomas de nove espécies de Chow Chow usando o sequenciamento de DNA associado ao sítio de restrição (RAD). Os dados foram combinados com sequências genômicas de 37 espécies caninas, incluindo lobos cinzentos, cães nativos chineses e outras raças de cães, coletados em estudos anteriores.



Cães Velhos

Embora características como uma pelagem espessa sugiram que se originou em um ambiente de alta altitude, a análise dos autores descobriu que o Chow Chow foi realmente selecionado de um grupo de cães chineses nativos de origem sulista. Eles também descobriram que o Chow Chow e outras raças de cães do leste asiático devem ter se originado em cães nativos chineses há 8.300 anos.

Os autores especulam que a seleção de cães nativos chineses do Chow Chow pode ter se beneficiado da agricultura que começou há cerca de 11.000 a 9.000 anos atrás, perto do rio Yangtze, que criou um ambiente sedentário para os humanos. Examinar o alinhamento da reprodução em raças de cães asiáticos com o desenvolvimento humano é uma "imagem fascinante esperando para ser contada", acrescentaram.


Formação Rápida

A formação da raça Chow Chow já foi considerada gradual. Quando uma raça emergente está se desenvolvendo, você pode esperar um alto grau de troca genética com a população parental devido ao baixo grau de diferenciação. No entanto, os autores descobriram que o fluxo gênico entre o Chow e os cães nativos chineses era surpreendentemente baixo.

Isso sugere que a raça Chow Chow se reproduziu de forma relativamente rápida e foi posteriormente restrita ao cruzamento. Este padrão de formação da raça é muito comum em muitas raças antigas porque o baixo fluxo gênico também é encontrado em raças de cães do leste asiático.


Peludo, forte e uma língua azul

Chow Chow marrom, sentado em um terreno com o gramado seco, com a língua para fora

Ao examinar o fenótipo Chow Chow, os autores descobriram que as características únicas da raça, como a língua azul e a pelagem espessa, não foram fortemente indicadas na análise da ontologia genética. Isso pode significar que a codificação desses diferentes fenótipos está limitada a alguns genes.

Os pesquisadores encontraram fortes sinais de seleção em dois genes (ASIP e PDPK1) associados à pigmentação em outros animais, e podem indicar uma ligação com a distinta língua azul/preta. O gene ASIP está associado à pigmentação em muitos animais, e mutações no gene PDPK1 causam pigmentação anormal em embriões de camundongos.

Genes para características como desenvolvimento muscular e cardíaco, bem como metabolismo e digestão, foram selecionados principalmente. Isso é consistente com o conhecimento de que o Chow Chow foi criado como um cão esportivo durante o desenvolvimento inicial.

Embora esta pesquisa ajude a determinar as origens da raça de cães do leste asiático e lance luz sobre as características únicas do popular Chow Chow, ainda há muito a ser feito para desvendar as histórias complexas e as origens definitivas do melhore amigo do homem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem